Tiramisù tradicional

Esta sobremesa italiana, cujo nome tem origem na expressão “levanta-me”, se popularizou no Brasil e já está presente em muitos restaurantes, também sendo muito apreciada em datas especiais como as de fim de ano. Essa versão é simplificada e bem fácil de fazer. O sabor é delicado e delicioso, não deixe de provar!

Ingredientes:

300 g de biscoitos Champanhe

1 e ½ xícara de chá de café passado bem forte

200 g de cream cheese (usei Danubio)

1 caixa de chantilly (usei Fleischmann)

Essência de baunilha a gosto

½ xícara de cacau em pó 100%

Modo de preparo:

Coloque 3 colheres de pó de café em um coador, leve ao fogo uma leiteira com 2 xícara de água, antes de começar a ferver, vá despejando aos poucos em forma de círculo sobre o pó no coador, fazendo pausas para que o café saia bem forte, feito isso, deixe-o esfriar. Bata o chantilly e a baunilha na batedeira, antes de alcançar o ponto do chantilly, desligue a batedeira, junte o cream cheese e volte a bater por aproximadamente 3 minutos, até obter um creme, reserve. Em um refratário, coloque uma camada dos biscoitos molhados rapidamente no café, uma camada do creme e polvilhe com o chocolate em pó. Repita o processo até acabar os ingredientes, finalizando com chocolate. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas antes de servir.

Dicas:

Há várias maneiras de se preparar tiramisù. A receita original italiana leva queijo mascarpone, queijo esse difícil de se encontrar por aqui com qualidade, cremosidade e sabor delicado. Na maioria das vezes quando o adquirimos, mesmo sendo de marcas conceituadas, ele costuma ser pouco cremoso e com uma acidez que interfere no sabor da sobremesa. Pode-se ainda substituir o mascarpone por ricota fresca de boa qualidade e creme de leite fresco. Também são adicionados ovos na receita original, dispensáveis na minha opinião.

   dsc08432   dsc08427

Feliz 2017!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s