Doce de tarumã

Tarumã é uma árvore da família da nativa da floresta Atlântica existente em vários Estados Brasileiros. Seus frutos negros, pouco conhecidos, são usados para fazer vinhos, licores e doces. Tive a oportunidade de receber uma quantidade razoável de frutas maduras e decidi preparar um delicioso doce. Apesar de conhecer essa planta e comer seus frutos in natura desde criança, não tinha até o presente momento experimentando-a em receitas, o que para mim foi uma experiência formidável de resultado fabuloso!

Ingredientes:

1 e ½ kg de frutas de tarumã maduras

3 xícaras de água

500 g de açúcar cristal

2 colheres de sopa de vinagre

Modo de preparo:

Lave as frutas removendo os cabinhos, coloque-as em uma panela, adicione as 3 xícaras de água, tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar por 15 minutos após levantar fervura. Passado o tempo, retire do fogo e deixe esfriar, em seguida, peneire em uma peneira grossa sobre um bowl e com a mão limpa ou com luvas esfregue as frutas sobre a peneira para remover toda a polpa, dispense as sementes. Coloque a polpa obtida em uma panela, junte o açúcar, o vinagre e leve ao fogo, quando ferver, reduza o fogo e cozinhe por aproximadamente 2 horas mexendo de vez em quando até que o doce fique na consistência desejada.

Dicas:

Se tiver dificuldades para remover a polpa ao peneirar, adicione um pouco mais de água aos poucos. Caso queira o doce em ponto de corte, a quantidade de açúcar deve ser igual à quantidade de polpa.

   dsc08638   dsc08621

Sabor sem igual!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s