Feijão mulatinho

Não fico sem feijão, mas não gosto de cair na rotina. É bom variar, não é? Inove e experimente preparar o feijão mulatinho com carne seca e paio, fica delicioso!

Ingredientes:

500 kg de feijão mulatinho

1 e ½ litro de água para a cocção

3 paios

300 g de carne seca dessalgada

200 g de tripa de porco

2 folhas de louro

3 dentes de alho

½ maço de coentro fresco

Modo de preparo:

Lave o feijão e deixe-o de molho em água suficiente para cobrir por 12 horas. Em outro bowl, faça o mesmo com a carne já cortada em pedaços, trocando a água várias vezes. Passado o tempo, escorra o feijão dispensando a água e coloque-o em uma panela de pressão com capacidade para 7 litros. Adicione a carne já dessalgada e sem a água do molho, o paio cortado em rodelas não muito finas, as tripas cortadas em pedaços pequenos, as folhas de louro e a água. Leve a panela ao fogo alto, quando ferver, reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos após a panela pegar pressão. Passado o tempo, desligue o fogo e deixe a panela sobre o fogão, espere a pressão sair naturalmente. Levante o pino da panela e verifique se ainda tem pressão, destampe a panela e verifique se está tudo cozido, se estiver, volte a panela ao fogo sem tampar, adicione o alho amassado, o coentro bem picado e deixe ferver por uns 5 minutos. Retire do fogo e sirva e seguida.

Dicas:

O feijão mulatinho é um feijão apropriado para ser preparado dessa forma mais demorada, deixando-o muito mais saboroso, perfeito para ser servido com cuscuz à moda nordestina ou com xerém/ quirera, que mesmo sendo um prato típico da culinária portuguesa, combina muito bem com essa receita de feijão.

dsc08651

Aproveite!  

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s