Pudim de milho verde

Chegou o mês das festas Juninas! Que delícia é se reunir com os amigos em volta da fogueira de São João, com as músicas típicas e as comidas deliciosas! Aproveite para preparar todas as delícias juninas, entre elas o pudim de milho verde! Espero que goste, bom “arraiá”!

Pudim

Ingredientes:

3 xícaras de milho verde in natura

1 e ½ xícara de leite

1 lata de leite condensado

3 ovos grandes ou 4 pequenos

1 xícara de chá de leite de coco

1 pitada de sal

½ colher de café de cardamomo ou canela a gosto

1 e ¾ de xícara de açúcar (para calda)

Modo de preparo:

Descasque o milho e limpe-o, retirando os “cabelos”. Sobre uma tábua, com o auxílio de uma faca, retire os caroços do milho do sabugo, meça 3 xícaras e bata no liquidificador com o leite de coco. Depois, peneire o batido sobre uma vasilha, volte o líquido obtido ao liquidificador, junte todos os outros ingredientes, exceto o açúcar, e bata bem, desligue o liquidificador e reserve. Coloque em uma forma de alumínio para pudim ¾ de xícara de açúcar e deixe derreter sob a chama do fogão até virar caramelo, desligue o fogo e mantenha a forma sobre a grade e, com cuidado para não se queimar, com o auxílio de uma colher, espalhe o caramelo sobre toda a forma e deixe esfriar. Despeje o pudim e leve para cozinhar no fogo, em panela em banho-maria, com 1 litro de água por 1 hora e 30 minutos em fogo baixo. Depois de cozido, deixe esfriar e leve à geladeira, desenforme no dia seguinte. Coloque sobre o pudim a calda.

Calda

Ingredientes:

1 xícara de açúcar

½ xícara de água

Modo de preparo:

Coloque o açúcar em uma panelinha e deixe virar caramelo sem queimar ou ficar muito escuro para não amargar. Reduza o fogo para baixíssimo, como se fosse desligar, junte a água e deixe ferver até que o açúcar derreta por completo. Depois de frio, despeje sobre o pudim. Sirva gelado.

Dicas:

Caso você não tenha panela específica para banho-maria, ponha água fervente em uma forma, coloque a forma com o pudim coberta com uma tampa ou papel alumínio nela e leve-a ao forno alto por aproximadamente 2 horas. Obs.: Se usar tampa, cuide para que ela não  contenha pegador de material diferente de alumínio.

   dsc08960   dsc08940

Boa Festa Junina!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s