Geleia de abiu roxo

Embora pouco explorado comercialmente, o abiu originário da Amazônia é bastante consumido nos estados do norte do país in natura. É rica em minerais e vitaminas e suas folhas e cascas são usadas nos tratamentos de bronquite e resfriado. Possui quatro variedades, uma das quais roxa, com a qual preparei essa deliciosa geleia que pode ser usada como recheios e que, de forma surpreendente, combina com chocolate!

Ingredientes:

1 kg de abiu roxo

500 g de entrecascas de maracujá

600 g de açúcar cristal

Modo de preparo:

Lave as frutas, remova as cascas com o auxílio de uma faca e vá colocando as frutas em um bowl com água suficiente para que fiquem imersos. Deixe assim de um dia para o outro trocando a água por várias vezes. No dia seguinte, abra as frutas e remova as sementes, bata as frutas rapidamente no liquidificador sem adição de água. Prepare a pectina: bata a entrecasca do maracujá com um pouco de água e leve para ferver por cerca de 5 minutos, adicione o abiu e a açúcar, leve ao fogo. Cozinhe por mais ou menos 15 minutos.

Dicas:

É importante que as frutas fiquem em água para que assim seja eliminado parte do tanino que contido em grande quantidade no abiu roxo. Inclusive, devido a esse componente, a panela na qual for preparado o doce ficará com uma espécie de cola. Para removê-la, leve a panela seca e vazia ao fogo, quando esquentar o suficiente para a cola derreter, passe papel com cuidado para não causar queimaduras.

   dsc09265   dsc09240

Exótica, linda e saborosa! 

Maria Sônia

Anúncios

2 pensamentos sobre “Geleia de abiu roxo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s