Tomate seco caseiro temperado

Algumas preparações feitas em casa tem impressionante superioridade àquelas encontradas no mercado. Esse tomate seco caseiro temperado é de uma delicadeza e sabor que só provando para saber! Experimente!

Ingredientes:

2 kg de tomates italiano (San Marzano)

1 colher de sopa de sal

¾ de xícara de azeite extra virgem

1 colher de sopa de açúcar cristal

5 dentes de alho

1 colher de chá de orégano seco

1 colher de chá de salsinha desidratada

½ colher de chá de manjericão seco

Pimenta do reino a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Lave os tomates, corte-os ao meio e retire todas as sementes. Coloque os tomates em uma forma com a parte da pele para baixo, salgue-os com o sal, cuidando para que o sal seja bem distribuído em toda a polpa. Despeje os tomates em um bowl, cubra e deixe repousar por 4 horas. Passado o tempo indicado, coloque-os em uma peneira ou escorredor de massas, emborcados, isso é, com a parte da pele para cima. Ponha a peneira sobre um bowl e deixe escorrendo a salmoura por umas 5 horas ou durante a noite. No dia seguinte, arrume os tomates em uma forma com a pele para baixo, leve ao forno baixo preaquecido e asse por 4 horas com o forno entreaberto. Isso para forno convencional, em fornos combinados, use a opção seca. Depois de assados, retire do forno, reserve até que estejam frios. Em uma caçarola média, coloque o azeite, leve ao fogo para amornar, retire do fogo, adicione o alho, o açúcar e as especiarias, mexa, adicione os tomates secos reservados, mexa novamente para que todos os tomates peguem os temperos. Guarde na geladeira em vasilha de vidro ou louça bem fechada. O ideal é guardar por uma semana, aproximadamente, antes de usar, assim os tomates adquirirão sabor.

Dicas:

Recomendo que essa receita seja seguida passo a passo, por ser importante que os tomates sejam salgados e o líquido, drenado, pois, nesse processo irá ser eliminada 1 e 1/4 de xícara de água que contém nos tomates e essa eliminação evita que os tomates cozinhem em vez de assarem ou que você fique trocando-os de forma pelo acúmulo de líquido. Se optar por armazenar por mais tempo, acomode os tomates em vidros esterilizados. Como os tomates estão frios, os vidros também devem estar, não podem ser vidros quentes. Limpe as bordas dos vidros, tampe, coloque os vidros em uma panela, adicione água até encostar na tampa, leve ao fogo, deixe ferve por 5 minutos, desligue o fogo e deixe os vidros permanecerem na panela até que a água esfrie, conservando-os assim no vácuo.

Sabor inigualável!

Maria Sônia

Um pensamento sobre “Tomate seco caseiro temperado

  1. Eu fiz tomate seco há uns tempos e ficou horrível. Coloquei muita quantidade de sal e açúcar, ficou realmente intragável. A única solução que achei, para não os jogar fora (fiz umas três formas cheias), foi colocar eles no meio dos molhos para servir como tempero, os seus ficaram lindinhos! Obrigada pela receita, metre-cuca! ❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s