Pão doce de mandioca

Mandioca, aipim, macaxeira, pão-de-pobre… esses são alguns dos nomes dessa raiz deliciosa que tem tem mais utilidade e versatilidade ainda do que sinônimos. Aprenda a preparar um delicioso pão doce de mandioca com cobertura. Espero que goste!

Pão

Ingredientes:

1 kg de mandioca cozida e amassada

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar cristal

½ xícara de leite morno

2 ovos

2 colheres de sopa de manteiga

1 sachê de fermento seco para pão

½ colher de café de sal

Modo de preparo:

Em um bowl, coloque o fermento, ½ xícara da farinha e ½ de xícara do açúcar, misture bem e adicione o leite morno mexendo sempre, cubra o bowl e deixe repousar por 30 minutos. Passado o tempo, adicione o restante do açúcar, a manteiga em temperatura ambiente, o sal e os ovos, mexa bem, adicione a mandioca, uma xícara da farinha e continue a mexer. Coloque a massa em um bowl ou pote, tampe e leve para repousar na geladeira por 6 horas. Retire da geladeira, coloque a massa em uma superfície seca e adicione o restante da farinha aos poucos sovando a massa com a mão. Divida a massa em duas partes iguais, molde os pães, coloque-os em forma para pão ou formas de bolo inglês untadas e enfarinhadas com farinha de trigo, faça pequenos cortes na superfície dos pães, cubra com um plástico, e deixe crescerem até que as formas estejam bem cheias. Asse em forno médio preaquecido por 20 minutos, retire do forno, espalhe o creme e volte a assar por mais 30 minutos ou ate que os pães estejam dourados.

Creme

Ingredientes:

1 ovo

1 gema

½ xícara de açúcar

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de maisena

300 ml de leite

½ colher de sopa de essência de baunilha

1 xícara de coco fresco ralado

Modo de preparo:

Ferva o leite e reserve. Bata o ovo, a gema e o açúcar na batedeira até obter um creme esbranquiçado, desligue, adicione a farinha e a maisena e volte a bater. Dispense a batedeira, adicione o leite quente mexendo continuamente, volte para a panela, leve ao fogo baixo, mexendo e cozinhe o creme, junte o coco. Cubra os pães.

Dicas:

Caso a mandioca que você usar esteja muito úmida, dispense as claras dos ovos, assim, evitará a adição de muita farinha em seu pão.

Aproveite!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s