Doce de tamarindo

Tamarindo não é muito conhecido e usado no Brasil, mas é encontrado com uma certa facilidade em algumas feiras livres, principalmente agora que é sua época. Originário da África e muito cultivado na Índia tem um sabor único e é rica fonte de vitaminas e minerais. Esse doce é simples de ser feito, ótimo recheio também.

Ingredientes:

450 g de tamarindo (vagens)

1 lata de leite condensado

½ xícara de açúcar cristal (União)

2 xícaras de água

Modo de preparo:

Remova as cascas das vagens, ponhas todos os bagos em uma panela, acrescente 1 e ½ xícara de água e leve ao fogo. Quando começar a  ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, junte uma xícara de água fria e amasse com a mão. Despeje em uma peneira sobre um bowl e, ainda com a mão, vá amassando e pressionando sobre a peneira até remover toda a polpa, ponha-a de volta à panela, adicione o leite condensado, o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o doce desgrudar do fundo da panela.

Dicas:

Caso queira o doce ainda mais doce é só acrescentar mais açúcar.

   doce tamarindo (2)   doce tamarindo (3)   doce tamarindo

Espero que tenha gostado do post!

Maria Sônia

Anúncios

38 pensamentos sobre “Doce de tamarindo

  1. Ah esse doce me deu água na boca, minha mãe vai plantar um pé dele e por enquanto eu vou anotar algumas receitas,mas eu gostaria de saber se pode usar como recheio de trufa e eu amei seu blog bjus 😀

    • Juliana, caso você adicione mais açúcar ou leite condensado e mesmo assim continuar muito ácido para seu paladar, adicione abóbora ou bananas à receita, assim, a acidez é diminuída, ok? Boa sorte, depois me diga o resultado.

  2. olá Maria, achei essa receita muito interessante. Eu fiz ela ontem só que ficou muito acida, talvez tenha errado na dosagem da polpa. Será que se eu acrescentar meia lata de condensado resolverá o problema?

    • Olá Juliana, se você usou a quantidade de vagens como é recomendo na receita, não deve ter errado na quantidade é que o tamarindo é ácido mesmo. Você pode adicionar mais açúcar ou o dobro do leite condensado se você gosta do doce mais doce. Obrigada pelo comentário, Abs Maria Sônia

    • Olá Cacilda, para preparar um pudim com sabor de tamarindo é só adicionar palpa pronta ao pudim tradicional, adicionando a quantidade de polpa ao seu gosto, não, esquecendo que o tamarindo é bastante ácido. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

    • Olá Daniele, até o momento não preparei balas com o tamarindo, só os doce de massa ou em ponto de geleia. Assim que tiver a oportunidade criarei uma receita, ok? Abs. Maria Sônia.

  3. Olá estou pensando em fazer esse doce. Mas tenho uma dúvida.

    Eu coloquei em uma bacia o tamarindo e um pouco de água, e ficou uma poupa. Sera Será quer dá pra usar assim?

    • Olá Adriano, é essa polpa que você adquiriu que usamos no preparo dos doces, sorvetes. Só observe para não usar muita água, pois, dependendo do doce que você for prepara, demorará mais tempo para dar o ponto. Abs, Maria Sônia.

  4. Estou com os pés de Tamarindo a todo vapor… E pesquisando receitas, me deparei com essa e amei de cara. Fica parecendo brigadeiro. Vou fazer. Hummmmmm

      • Fiz e ficou perfeita.
        A primeira fiz como manda a receita e a primeira ficou azeda. A segunda fiz com uma xícara de açúcar e ficou bom, o azedinho é bem sutil.

        Adorei!!!

      • Delícia, né? Claro que se pode aumentar a quantidade de açúcar de acordo com o paladar! Obrigada pelo feedback! Abs, Maria Sônia.

    • Olá, Cláudia. Nunca preparei xarope de tamarindo, mas pesquisando na internet achei uma receita que se repetiu em diferentes blogs e sites.
      Ingredientes:250g de polpa de tamarindo, 1L de calda de açúcar,1 copo de vinagre.
      Modo de preparo: Descascar uma boa porção de tamarindos, porção que pese 250 gramas de polpa e desmanchar num bowl com um copo de bom vinagre. Misturar 3 litros de calda de açúcar em ponto de xarope e levar ao fogo em tacho estanhado até ferver. Depois, coar e engarrafar, arrolhando logo que esteja frio.
      Achei a quantidade de calda de açúcar grande demais para apenas 250g de polpa e a quantidade de vinagre também me parece excessiva (o tamarindo já é bem ácido). Eu optaria por reduzir a calda e o vinagre pela metade, utilizar panela de inox e vinagre de maçã especificamente. Abraços, Maria Sônia.

    • Com o suco você irá conseguir obter um bom doce também, mas não com a mesma textura do doce feito a partir da polpa in natura. Obrigada pelo comentário, espero ter ajudado. Abs, Maria Sônia.

    • Ele é azedinho sim Raquel, bem saboroso! O açúcar é agregado depois de se cozinhar e peneirar o tamarindo. Espero ter tirado suas dúvidas, experimente, acho que irá se surpreender e gostar bastante! Abs, Maria Sônia.

    • Fico contente por você ter gostado! Não sei se muitas pessoas conhecem o tamarindo, mas ele é bem saboroso, experimente a receita! Será sempre bem-vinda por aqui! Obrigada pelo comentário! Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s