Sonho (2 anos de blog Maria mestre-cuca!)

Hoje o blog Maria mestre-cuca completa dois anos! São 195 receitas, 926 comentários e 416 seguidores fiéis! Como sempre foi um sonho cozinhar e compartilhar minhas receitas, dicas e conhecimentos culinários, escolhi comemorar e agradecer a todos que me acompanham com uma receita de sonho! Obrigada por confiar em nosso blog e não esqueça que aqui você encontra “as receitas que vão dar certo”! Não engavete os seus sonhos, arregace suas mangas e ponha a mão na massa para torná-los realidade!

Massa

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo

40 g de fermento para pão

100 ml de água

80 g de margarina

2 ovos

½ colher de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal

½ litro de óleo para fritar (caso opte pela opção frita)

½ xícara de açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Ponha 100 g da farinha em um bowl, reserve o restante, dissolva o fermento na água morna e adicione-o ao bowl, mexa e deixe descansar por 10 minutos coberto com um plástico. Passado o tempo indicado, junte a margarina, o sal, os ovos e baunilha, mexa com a mão em movimentos circulares, adicionando a farinha reservada aos poucos, limpando sempre a mão e a laterais do bowl a cada adição de farinha. Sove a massa até desgrudar da mão, cubra o bowl com um plástico e deixe repousar por 20 minutos. Em seguida, divida a massa em 14 porções, boleie uma a uma pondo-as em uma forma untada com margarina, cubra a forma com um plástico e deixe os sonhos repousarem por 1 hora. Aqueça o óleo, não tanto quanto para fazer frituras comuns, frite os sonhos até dourarem. Abra-os ao meio, recheie e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Recheio (creme de confeiteiro)

Ingredientes:

½ litro de leite

Casca de um limão (só a parte verde)

4 gemas

1 ovo inteiro

2 colheres de sopa de maisena

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de chá de essência de baunilha

10 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Ponha o leite e a casca do limão (cortada em pedaços, não raspada) em uma panela e leve-a ao fogo, quando ferver, tire do fogo e reserve. Bata o açúcar com as gemas e o ovo na batedeira até obter um creme fofo, desligue a batedeira e adicione a farinha peneirada com a maisena, volte a bater por mais 3 minutos. Remova a casca do limão do leite e junte o leite ao creme aos poucos, mexendo com um pão duro continuadamente. Volte tudo para a panela, cozinhe em fogo baixo mexendo sempre por uns 15 minutos, tomando o cuidado para não grudar. Retire do fogo e recheie os sonhos. Caso você não utilize o creme ainda quente, coloque-o em um recipiente e cubra com papel filme de modo que o plástico encoste no creme, evitando transpiração e formação de película.

Dicas:

Caso você opte por assar os sonhos, coloque-os em uma forma forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos. Para mais sabor, adicione uma xícara de coco fresco ralado ao creme antes de cozinhá-lo. Você pode rechear com goiabada, chocolate, creme de limão ou qualquer outro recheio que desejar.

   DSC07131   DSC07143

Your image is loading...
Um sonho!
Maria Sônia
Anúncios

6 pensamentos sobre “Sonho (2 anos de blog Maria mestre-cuca!)

  1. Parabéns, Maria! Que sejam ainda mais muitos anos de compartilhamento de receitas deliciosas! Sou sua fã número 1, você sabe! Um beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s