Bolo de pinhão

Se você gosta de pinhão, não deixe de experimentar esse bolo maravilhoso! Se você não gosta de pinhão, dê uma chance que não irá se decepcionar! Depois me conta o que achou, hein?!

Ingredientes:

2 xícaras de pinhão cozidos e descascados

¼ de xícara de óleo

3 ovos

1 e ¼ de xícara de leite

2 xícaras de farinha de trigo

1 e ¼ de xícara de açúcar

1 colher de sopa de fermento para bolo

Canela em pó, cravo em pó e cardamomo a gosto

3 colheres de sopa de açúcar cristal (para a forma)

Modo de preparo:

Bata o pinhão, o leite, o óleo e os ovos no liquidificador por uns 5 minutos, reserve. Peneire a farinha juntamente com o açúcar, o fermento e as especiarias sobre um bowl , em seguida, despeje aos poucos o batido do liquidificador sobre os ingredientes secos mexendo com uma espátula, misture bem. Deite a massa em uma forma grande, untada com margarina e polvilhada com o açúcar cristal. Asse em forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado. Retire do fogo, deixe amornar antes de desenformar.

Dicas:

Optei por servir o bolo acompanhado com pinhões e caramelo. Fica a seu gosto de como consumi-lo. Pode ser coberto com glacê, com marrom glacê feito com o próprio pinhão, ou simples, perfeito para acompanhar um bom café ou chocolate quente nesse friozinho de inverno. Bom apetite!

Para cozinhar e descascar os pinhões:

Lave-os, corte as pontinhas de cada pinhão com o auxílio de um alicate, coloque os pinhões em uma vasilha e cubra com água, deixe assim de um dia para o outro. No dia seguinte, dispense a água e coloque os pinhões em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-los e leve ao fogo, quando começar a ferver, tampe a panela e cozinhe na pressão por 30 minutos. Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela, despeje os pinhões com a água da cocção em uma bacia, quando amornar, comece a descascar os pinhões, para facilitar, use um amassador de alho (aprendi com a prática!). Essas dicas são úteis para obter com mais facilidade seus pinhões cozidos e descascados, com economia de tempo e de gás!

Não tenho palavras…

Maria Sônia

Deixe um comentário